Em Ilhabela, só metade da faixa de areia é do banhista
quinta-feira, 22 de novembro de 2012Disputar um lugar ao sol está cada vez mais difícil em Ilhabela, no litoral norte paulista. Banhistas concorrem com barcos estacionados, vendedores ambulantes, jet skis e um mar de guarda-sóis, que ocupa mais da metade da faixa de areia de algumas praias. E, por ser uma ilha, essa faixa já é mais estreita.
Na manhã de sábado (17), na Praia do Curral, a mais badalada da cidade, mais da metade da faixa de areia estava ocupada por mesas e guarda-sóis dos quiosques ao longo da orla, tirando espaço dos banhistas, que tinham dificuldades para caminhar. Circular na Praia de Ponta a ponta requeria dose de paciência e exercício físico, pois era preciso se abaixar várias vezes para passar por debaixo dos guarda-sóis.
Além disso, dezenas de vendedores ambulantes congestionavam o meio da praia, com redes, chapéus, óculos de sol, biquínis, cangas e até queijo coalho. O vaivém de pessoas interessadas em comprar alguns desses artigos fazia lembrar as movimentadas lojas do bairro do Brás ou da Rua 25 de Março, na capital paulista, em plena praia.
“Estamos sendo cada vez mais empurrados para próximo do mar, uma vez que não tem mais espaço na areia”, queixava-se a bióloga Solange Frederich, de 32 anos, que estava com o filho de 3 anos. “Ele gosta de fazer castelo na areia, mas com esse tumulto fica difícil e acaba parando muito próximo da água, o que é perigoso”, acrescentou.
Fonte: O Estado de S. Paulo
Mais notícias sobre a Ilhabela:
- Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo promoveu visita de crianças à Ilhabela
- Secretária de Turismo de Ilhabela atualiza dados de empresas para próxima temporada de navios de cruzeiro
- Ilhabela: Escolas estaduais voltam às aulas hoje
- Inscrições abertas para o Salão de Artes Plásticas de Ilhabela
- Prefeitura de Ilhabela apresenta novo sistema de transporte: passagem gratuita no 1º dia de operação
